A saúde financeira da sua equipe importa e importa muito

A saúde financeira da sua equipe importa e importa muito

Muito se fala sobre qualidade de vida dos colaboradores, você com certeza já ouviu sobre o tema ou mesmo já participou de alguma iniciativa com esse objetivo proposta pela RH da empresa em que você trabalha.

Nessa mesma temática, nesse artigo vamos abordar um pilar superimportante na qualidade de vida de qualquer ser humano, o financeiro. Sim, vamos falar de dinheiro!! Na verdade, meu objetivo é ir além do tema tabu dinheiro e falarmos sobre o bem-estar financeiro. Você já parou para refletir a respeito?

Nas próximas linhas vamos juntos mergulhar um pouco mais sobre os benefícios que existem ao administrar bem os seus recursos financeiros e como uma vida financeira saudável pode colaborar para seu foco, produtividade, melhora da saúde mental, maiores realizações e gerar muito mais resultados positivos!  

A situação do Brasil é crítica, mais de 70% da população está endividada e esse dado nos mostra como a saúde financeira do brasileiro está indo de mal a pior, o que afeta negativamente o bem-estar geral das pessoas, e que comumente leva a consequências mais extremas quando falamos de trabalho, como baixa satisfação, faltas frequentes, silent quiting, afastamentos e até mesmo demissões.

Uma pesquisa realizada pela seguradora MetLife constatou que em 78% das companhias sondadas, as preocupações do funcionário com questões financeiras causam impactos negativos na sua produtividade diária.   

“Estima-se que 15% dos trabalhadores estejam sofrendo com o estresse causado por um comportamento financeiro inadequado, a ponto de afetar sua produção”, comenta Michael Malouf, vice-presidente sênior de estratégias e vendas globais da MetLife.

Trago mais alguns dados, porque como líder de seguros respiramos evidências, não é verdade?  

O Brasil possui atualmente 67 milhões de inadimplentes (dados do Mapa da Inadimplência, do Serasa, de junho de 2022). Segundo estudos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao crédito (SPC Brasil), 8 em cada 10 inadimplentes sofrem impactos emocionais negativos por conta de suas dívidas.

Outra pesquisa, divulgada no final de 2020 pelo Instituto Locomotiva, revela que 46% dos brasileiros têm frequentemente ansiedade em relação às suas finanças e 47% se sentem inseguros ao lidar com dinheiro. O medo leva 21% a não abrirem boletos e extratos e 39% sentem culpa e ansiedade só de pensar no orçamento.  

Ler esses dados me choca, porque eu acredito e sou uma defensora de que a educação financeira deveria ser matéria ensinada nas escolas, pois a lida com dinheiro permeia a nossa vida na maior parte dela. Nos países desenvolvidos, a educação financeira é ensinada e tem como principal objetivo aumentar a qualidade de vida das pessoas ajudando-as a entender melhor o “modus operandi“ do dinheiro, a conhecer o funcionamento dos principais produtos financeiros disponíveis no mercado além de contribuir na tomada de decisões como a compra de uma casa ou de um carro, como pagar um curso, iniciar um negócio próprio ou fazer um plano de aposentadoria. Temas básicos e de suma importância para todo cidadão, mas que infelizmente boa parte da população brasileira tem que aprender na prática na base de muita tentativa e erro.

Alguns dos principais fatores apresentados pelos funcionários com a vida financeira desorganizada são: perda do humor, redução da produtividade, aumento do absenteísmo, aumento de acidentes, dificuldade de foco durante o trabalho, dependência do empréstimo consignado, insônia, estresse, irritabilidade, aumentos dos conflitos familiares que acabam por refletir no trabalho e reclamações frequentes da empresa.

A grande pergunta que todos esses duros fatos me trazem é: Como podemos combater esse mal e contribuir para o bem-estar financeiro da nossa equipe de trabalho?  

Eu acredito muito na máxima "Bolso São Mente Sã", saúde financeira e saúde mental estão intimamente e diretamente ligadas; como vimos dados comprovam que ansiedade, insegurança, medo, estresse e culpa são sentimentos relatados por pessoas com a vida financeira desequilibrada.

Já quando perguntamos a colaboradores com a vida financeira organizada, os relatos são completamente opostos: seus relatos dizem que empreendem para um clima organizacional melhor, são mais produtivos pelo fato de fazerem mais com que aquilo que ganham, apresentam maior nível de satisfação pessoal e profissional. Resumindo uma vida financeira organizada, saudável, leve e segura refletirá positivamente em todas as outras áreas da vida.    

Vou compartilhar com vocês 3 passos iniciais que lhe auxiliarão a melhorar seu bem-estar financeiro e ajudar a cada um do seu time. 

1- A premissa básica para você lidar melhor com seu dinheiro é entender que dinheiro não é ruim, o dinheiro é a ferramenta e você precisa considerá-lo necessário, trazendo clareza na forma de como fazê-lo trabalhar a seu favor e ser um aliado seu. 

2- Respire e encare de frente o seu orçamento doméstico. O que passou você não pode mudar, mas o futuro é seu para moldá-lo do jeito que vocês desejar. Coragem!

3- Ser honesto com você mesmo é o que melhorará a sua vida financeira, nesse passo reflita nessas 3 perguntas: - Qual nota você dá hoje para sua consciência financeira? - Qual nota você dá hoje para capacidade da sua gestão financeira? - Quão próximo você está de suas metas financeiras e patrimoniais pessoais?   

Após esses 3 passos, você começará a ter consciência de onde realmente está. E é a partir do estado de consciência que seu real progresso iniciará.

Como vimos a qualidade de vida dos seus colaboradores tem muito a ver com o estado de suas finanças pessoais, então segue abaixo algumas soluções práticas para melhorar seu bem-estar financeiro:  

 Planeja-se financeiramente - isso te ajudará a fazer escolhas inteligentes e ter clareza sobre seus objetivos; se livrar de dívidas, se essa for a sua escolha; manter sob controle seu orçamento doméstico e observar seus gargalos financeiros.

 Identifique suas crenças sobre dinheiro - Comece a estar atento em entender os seus comportamentos, principalmente aqueles que são prejudiciais e te fazem tomar decisões impulsivas relacionadas ao seu dinheiro. Reconheça o que traz à tona o seu pior, o que te leva ao descontrole e te faz gastar mais do que pode e te deixa sempre enrolado financeiramente. Sabe aquele consumo compulsivo repentino? ou aquele gatilho que faz você gastar o que não tem para agradar a quem não interessa e que te faz gastar com algo você nem sabe o que foi, como foi e nem para onde foi o seu dinheiro? São esses comportamentos que você precisa identificar para combater. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosíssima para sua liberdade. Quanto mais consciente você estiver mais no controle das suas ações você estará.  

 Transforme seus sonhos em Metas - desenhe o seu Projeto de Vida Rica, ter sonhos traz mais motivação para trabalharmos; tenha visão e sob essa visão defina como alcançá-la. Meta para ser meta de verdade, precisa ter dia e hora para acontecer, uma técnica infalível para você escrever as suas metas sem erro é o método SMART. A palavra “SMART” em inglês quer dizer inteligente, e o nome da técnica é um acrônimo que não coincidentemente também nos leva a essa palavra, legal né? 

S - Específica - Dê nome e forma a sua meta, escreva exatamente o que você quer alcançar

M - Mensurável - Estabeleça métricas para medir a evolução da sua meta, como você pode acompanhar seu progresso

A - Atingível - Tenha uma meta alcançável e com possibilidades reais de acontecer. Suas metas devem ser ousadas, mas que você seja capaz de realizar.

R - Relevante - Traga relevância emocional para sua meta – Entenda por que isso é importante para você? Ter um porquê forte te ajudará a renunciar o que não for prioridade.

T - Tempo - Defina uma data para sua meta ser concluída e você poder comemorar o seu sucesso!  

De acordo com as datas para realização de cada meta você saberá quais serão suas metas de curto prazo – até 6 meses, as metas de médio prazo - até 3 anos, as metas de longo prazo - acima de 5 anos e as de longuíssimo prazo – acima de 10 anos.

 Tenha um Plano de ação - sem ação não há resultados, faça uma lista das ações práticas que você precisa fazer para colocar sua vida financeira nos trilhos e realizar suas metas, somente a execução do seu plano te levará ao seu estado desejado.

Tenha em mente que para organização do seu orçamento são necessárias de 3 estratégias:

▶ Economizar mais ▶ Ganhar mais dinheiro ▶ Investir melhor     

Cada uma das estratégias poderá ser utilizada no momento que ela se fizer mais adequada, mas sua mentalidade tem que estar direcionada para essas três atitudes.

Espero com esse texto ter despertado seu entendimento sobre a sua responsabilidade com relação aos seus recursos financeiros, e como uma gestão financeira sustentável trará qualidade de vida ao colaborador e, indiretamente, melhoria na qualidade do próprio trabalho por ele executado.

Acredite um estilo de vida financeiro equilibrado diminuirá suas preocupações e consequentemente aumentará o seu desempenho no trabalho. 

Melhorar a sua saúde financeira é sua responsabilidade, mas contribuir para o desenvolvimento do bem-estar financeiro da sua equipe pode se tornar, a partir de hoje, sua missão.

Desejo a você muito sucesso no seu processo! Conte comigo, no que surgir de dúvida quanto a esse assunto.    


Mellina Senra

Mellina Senra

Mellina Senra está há mais de 12 anos no mercado de seguros somando experiências em corretoras de seguros e resseguros com passagem desde áreas técnicas à comercial e mais recentemente trilha sua carreira em grandes empresas do Setor Elétrico com atuação no núcleo de Seguros e Gestão de Riscos. Formada em Comunicação Social pela ESPM e Mestrado Profissional em Gestão Internacional de Negócios pela EADA Business School em Barcelona na Espanha, possui habilitação de Corretores de Seguros pela SUSEP, curso técnico de resseguros pela Funenseg, formação em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis e atualmente está cursando o preparatório para a certificação Anbima de Especialistas de Investimento - CEA


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores