Movida a desafios

Movida a desafios

Gosto de dizer que sempre fui movida a desafios. E a minha trajetória profissional conta bem essa história. Todas as escolhas que fiz até hoje, com ganhos e perdas, avanços e recuos, me levaram ao lugar que ocupo. São elas que me possibilitam estar aqui contando essa história. Nasci em São Paulo e, desde então, vivo na capital paulista. Boa parte da minha família mora no interior, por isso sempre tive o hábito de viajar durante os finais de semana para estar perto deles e na casa da minha avó. Aproveitei bastante todas as fases da minha vida. Tenho uma relação muito próxima com meus pais e irmã, que é dois anos mais velha que eu, e que até hoje é minha melhor amiga. Sou casada há 14 anos e tenho dois filhos que são a razão da minha vida. Reconheço que a minha base familiar foi fundamental para chegar aonde estou hoje.

 Administradora por formação, iniciei minha trajetória no mercado de trabalho atuando em consultorias - uma área que sempre foi predominantemente masculina - com projetos ligados a instituições financeiras e seguradoras. Encarei o desafio e, por 14 anos, trabalhei em mais de 30 projetos em três consultorias diferentes até chegar a PwC, empresa que fiquei por sete anos e a responsável por colocar a MAPFRE no meu caminho.

Assim que retornei de licença maternidade recebi o convite para trabalhar na seguradora. Quando entrei, há oito anos, não podia imaginar as mudanças que ela traria para a minha vida profissional. Iniciei atuando na área de estratégia e era responsável pelos principais projetos da MAPFRE no Brasil, uma grande oportunidade para conhecer e ter contato com diversas áreas e pessoas. O tempo foi passando e fui assumindo e somando novas responsabilidades, como a gestão de gastos e orçamento de toda a companhia. Eram novas e desafiadoras responsabilidades, que agarrei como uma forma de aprender ainda mais sobre a MAPFRE, seus negócios e a mim mesma.

Em 2018, migrei para a área técnica, onde estou até o momento. Nesses últimos quatro anos somei diversas áreas e produtos e hoje atuo como a diretora de Seguros Gerais e Empresas no Brasil, setor que envolve massificados, afinidades, riscos industriais, riscos globais, aeronáutico, transporte e agronegócios. Na época em que ingressei na área técnica, todos os líderes e pares eram homens – cenário que mudou nos últimos anos, acompanhando um movimento global de equidade de gênero que vem sendo realizado em todos os setores, inclusive no de seguros.

Hoje há um incentivo real do mercado de seguros para o crescimento de lideranças femininas. Com a MAPFRE não é diferente. As companhias têm procurado criar momentos e oportunidades para que as mulheres se desenvolvam ainda mais profissionalmente e conquistem os espaços a que têm direito – exatamente os mesmos que os homens já ocupam. E esse passo é de extrema importância.

Sei que muitas me enxergam como precursora desse movimento e fico feliz por ser um exemplo de uma mulher que é profissional, líder, mãe, esposa e executiva. Meu conselho é sempre saber reconhecer as nossas próprias habilidades e do que somos capazes. É o primeiro passo para nos sentirmos fortes, firmes, respeitadas e protagonistas de nossa história. O caminho é longo, mas espero seguir inspirando mais mulheres a irem atrás dos seus sonhos profissionais.



Patricia Siequeroli

Patricia Siequeroli

Casada, mãe de dois filhos, Patricia é formada em administração de empresas e possui MBA em Estratégia. Com 14 anos de experiência em consultoria, sempre se dedicou a atuar junto ao mercado segurador e instituições financeiras. Há oito anos, se juntou à MAPFRE, por onde passou pelas áreas de estratégia e controladoria e liderou a gestão de Massificados e Agronegócios. Atual diretora de Seguros Gerais da companhia, Patricia também assumiu, recentemente, a unidade de Empresas da seguradora.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores